Positiva mente

Um casaco pode se transformar em muita coisa: em projeto de acolhimento social, por exemplo. E também em saco de dormir. 

E, falando também em resistência, essa é uma característica da jaqueta EMPWR – as consoantes da palavra “empoderar” em inglês. Impermeável, ela é feita de tecido Cordura, um tipo de náilon de alta performance, junto com isolamento automotivo reciclado e outros materiais fornecidos por empresas como Carhartt e General Motors.


A participação da GM faz sentido: o casaco é fabricado em Detroit, a meca das montadoras de automóveis dos EUA.


Voltando às transformações: a da jaqueta é em saco de dormir. A confecção do item, no entanto, engloba mudanças positivas de outra ordem.

Ele é fabricado pela Empowerment Plan (plano de empoderamento), uma organização sem fins lucrativos que emprega, na linha de produção das peças, pessoas em situação de rua, capacitando-as para a tarefa e lhes provendo uma renda.

A CEO da Empowerment, Veronika Scott, havia desenhado o casaco mutante para justamente ser um artefato útil para quem vive na rua. Em determinado momento, foi confrontada por uma mulher nessa condição. A sem-teto disse a Veronika que não precisava de um casaco e sim de um emprego. A partir de então, a empreededora resolveu incorporar seu intento a todo o processo: a linha de produção também funciona como forma de abrigo e proteção. 

do Catracalivre