Dia do índio


A professora universitária Denise Botelho publicou em 2 de abril uma mensagem alusiva ao dia do índio. Nela está escrito que não se cante música da Xuxa, pintar os alunos dentre outros conselhos. Aconteceram 3.806 compartilhamentos e 55 comentários na postagem. A coluna "caiu na rede" serve para repercutir ainda mais opiniões e ideias publicadas nas redes sociais. Teve internauta que se surpreendeu com os dizeres: Carolina Lins - Pois é, ainda pensamos nos indígenas como se vivêssemos na época de Cabral!!

Marcela Rodrigues - Vc me põe em saia justa! Vou ter que criar uma escola fora desse sistema (meu sonho). Mas para agora vai ter música da Xuxa sim!!!! E se achar ruim eu Pinto eles de urucum e ponho fogo nos cara pálida!
Beth Kennedy - Heita! Ja esta na ponta da língua o refrão:

"ÍNDIO TEM SEU OUGULHO..." 
Mas Vou fazer uma fogueira pra tu , cara pálida!
Rsrsssr

CristianoSntos Sva - Fantasia de índio para as crianças : camisa do Flamengo ou Corinthians, short adidas (qualquer cor) , relógio de pulso, cocar , arco e flecha para ameaçar as pessoas a pagar pedágio.

Também houve crítica e sugestão:

Iago Willer - Pessoal sem o que fazer. Muito mais fácil neh, chamar um indígena ou levar crianças para uma aldeia. Apropriação Cultural, Reforçamento de estereótipos o quê...pintem suas crianças sim e se acharem ruim, que os adultos tbem sejam pintados. Quem quiser se pintar pinta, quem quiser ir na reserva vai.. gente chata.

Isabela Cardozo - Tem uma aldeia no Rio que faz um trabalho belíssimo. Na escola onde meu filho fez a educação infantil eles passavam o dia com eles, aprendendo sobre cultura, culinária, dança etc. 
As crianças amavam!

Gabriely Cristini - Sim, mas o rei momo não existe pra se ofender. O mesmo com o papai noel. Na Páscoa, há o problema em que as pessoas adoram coelhos e depois os abandonam, então há espaço pra problematizar. Mas não vi nenhum ornitorrinco reclamando de ser excluído na Páscoa. Se você viu, favor me avise.

Alexandre Gonçalves Baptista - No carnaval o rei momo deve ser magro e triste;
O papai noel deve ser magro e usar outras cores em sua roupa;
Na Páscoa, devemos utilizar outros animais como símbolo e nao somente o coelho, que tal o ornitorrinco;
Não usem mais o coração como símbolo de amor, visto que em nosso corpo, todos os órgãos tem a sua importância, utilize, por exemplo o pâncreas.

                                       

No texto, houveram alguns erros de linguagem lembrados por corretores atentos: 
Andreia Freitas - O adendo :"ReforÇem" e "EsterIótipos"... deu ruim , professora rebaixa a nota, Não é ?!?

Raphael Gonçalves Nicésio - Melhor ir se fantasiar de índio e não escrever mais “reforÇem” e “esterIótipos”. 

Até teve gente que quis bater de frente com os aconselhamentos: 

Maicon Brito - Vai ter música da Xuxa sim e se reclamar vamos sacrificar deficientes

Carlos Puttim - No dia do indio, mate suas crianças e coma a carne dos seus inimigos.

É preciso lembrar que os índios são pessoas normais assim como nós. Seus costumes, cultura e outras situações devem ser respeitadas. Os indígenas não devem ser tratados como atrações de algum lugar. O feecidadaniape repudia qualquer atitude que desmerece qualquer pessoa.

*Os textos não sofreram revisão ortográfica