Notícias do interior

>>> Nos moldes da UVP (união dos vereadores de Pernambuco), um grupo de vereadores do agreste meridional esteve reunido na câmara municipal de vereadores de Garanhuns, a criação da união dos vereadores do agreste meridional (*UVAM). O encontro reuniu vereadores de Garanhuns, Saloá, Caetés, Brejão, Terezinha, São João e Angelim. Idealizada pelo vereador garanhuense, Alcindo Correa (PCdoB), o projeto ainda está em debate e algumas questões jurídicas estão sendo analisadas. De acordo o vereador, assim que estiver com a questão jurídica resolvida, deverá ser marcada uma reunião com ao menos um vereador de cada município do agreste meridional para que cada um seja multiplicador da ideia em suas respectivas câmaras.

>>> Seguindo o estado de Pernambuco, onde foi registrado o maior número de homicídios desde a criação do Pacto Pela Vida. Na Mata Norte foram registrados 408 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ao longo de 2017. O número é 6,6% superior ao total de CVLIs registrados no ano de 2016 na Mata Norte, quando foram registrados 383 assassinatos. O ano foi o que mais o número de assassinatos na região. Os números foram divulgados pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS). A cidade de Paudalho registrou o maior número de assassinatos na região. Foram registradas 58 mortes ao longo de 2017, seguida de Timbaúba com 51 assassinatos. Carpina registrou 45 ocorrências de assassinatos, ficando em terceiro lugar.

>>> Fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), em uma operação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, apreenderam cerca de 178,5 kg de queijo de manteiga impróprios para o consumo na feira livre de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão. Os produtos eram comercializados em sacolas plásticas sem nenhum tipo de informação, como a data de fabricação, valor nutricional ou o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), marca obrigatória para a comercialização de produtos de origem animal dentro do estado.

>>> A secretária de Assistência Social, da Mulher e da Igualdade Racial do município de Bodocó, no sertão, já foi presa por racismo. O caso ocorreu em 2004, quando, ainda universitária, Maria Luiza Brito ofendeu o soldado da Polícia Militar Leonildo Hilário Nunes e foi levada para a Colônia Feminina do Bom Pastor, no Recife, após ser autuada em flagrante. Maria Luiza se envolveu em uma discussão com um taxista, que a havia transportado junto com outros três jovens. O desentendimento foi motivado pela falta de dinheiro para pagar a corrida. De acordo com a queixa do policial, ele tentou intervir na confusão e teria sido xingado e discriminado pela estudante por ser negro.

Com informações de blogs associados à ABLOGPE