Notícias de saúde

>>> O diabetes está acometendo mais pessoas no Brasil. O diagnóstico da doença revela aumento de 61% em 10 anos, segundo dados do Ministério da Saúde,  As mulheres lideram o ranking: quase 10% da população feminina declarou possuir a doença contra 7% dos homens. Para quem têm diagnóstico de diabetes, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atenção integral e gratuita, principalmente para controle e tratamento, inclusive com insulinas. O programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde, também distribui medicamentos gratuitos, entre eles o cloridrato de metformina, glibenclamida e insulinas.

>>> Quem nunca teve uma infecção que precisou ser tratada com antibiótico e, ao primeiro sinal de melhora, interrompeu o tratamento? Se você é uma dessas pessoas, fique sabendo que os antibióticos são utilizados para combater infecções provocadas por microrganismos. Mas o uso inadequado desses medicamentos, como a interrupção do tratamento antes do prazo, pode trazer uma série de problemas para a sua saúde e a da população em geral. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, esses medicamentos devem ser tratados com muito cuidado. 

>>> De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2015, por todo o Brasil, houve 402 mortes por câncer de pênis. Esse tipo de câncer atinge com mais frequência os homens a partir dos 50 anos, mas pode ocorrer também em jovens e está relacionado principalmente à má higiene – isso mesmo, naqueles homens que não lavam direito o pênis! A manifestação mais comum é uma ferida persistente ou um aumento anormal do tecido da chamada cabeça do pênis, na pele que o envolve, ou no corpo do pênis. O surgimento de pequenos nódulos ou ínguas na virilha, também podem ser sinais de progressão da doença. Em qualquer desses casos é importante consultar um especialista. Além disso, realizar a higiene diária com água e sabão é a principal forma de prevenção, assim como o uso de preservativos durante as relações sexuais.

do agência do rádio