Rendidos às redes

Em tempos onde tudo pode ser acessado pela internet, os órgãos prestadores de serviços e os poderes executivos municipais e do estado recorrem aos perfis nas redes sociais para interagir com a população. O atendimento e as informações são bem facilitados.

A Celpe – Companhia energética de PE, tem 38.112 curtidas. Suas postagens, são na maioria, informes de utilidade pública sobre cuidados com a energia. Mesmo assim, existem aqueles internautas que aproveitam o espaço para compartilhar as postagens, comentar e solicitar serviços. Como é o caso da Luciana Nascimento, que postou: “Muito melhor do que ir nas agências ser atendido por funcionários mau humorados.”

Na página do Governo de Pernambuco, com 236.205 curtidas, não é diferente. As ações das secretarias e serviços são amplamente divulgados. Até lives com agentes públicos acontecem. Os comentários são variados. Marcelo Wallamys, questionou: “E o que já está sendo feito para combater o grande número de assaltos a ônibus? Gostaria de poder saber.” E a resposta foi: “A Polícia Militar informa que vem atuando contra os assaltos a coletivos através da Operação Transporte Seguro, que atua na capital e Região Metropolitana do Recife, com foco em abordagens a coletivos...” Na esfera municipal, várias prefeituras possuem perfis para divulgar o que acontece. Recife tem 210.613 curtidas e os vários tipos de reações. 

Na fanpage da compesa, o assunto água gera várias reclamações e demandas como a do internauta Natanael Thurath Gomes, denunciando a falta de serviço em Tabatinga Camaragibe. “vai completar 30 dias sem um pingo dágua.” Outra campeã de insatisfação é a página do Consórcio de Transportes Grande Recife. Das 536 avaliações, 398 são negativas. O comentário feito por Antonio Gomes é uma das provas: “Absurdo a forma como o Grande Recife administra os ônibus nos terminais. Não renovaram os organizadores das filas e nem aumenta a frota dos ônibus, principalmente o Barro-BR 101 Expresso e o Av. Norte. É uma loucura diária para pegarmos estes ônibus.” 

Uma coisa é certa: Viva a força da internet, tornando-se uma grande aliada no exercício da cidadania. Elogios, críticas e sugestões são importantes para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos ao publico.