Especial: Virada Cultural

Um protesto criativo, artístico e que não atrapalha o ir e vir de ninguém. A virada cultural que cobra da Prefeitura a conclusão da sua reforma. A programação se dividiu em polos, batizados “Parques”, que abraçaram linguagens específicas. Estes palcos estiveram distribuídos em alguns pontos nas redondezas do teatro, formando um grande bloco de movimentação artística e cultural na área.

O Diário Oficial do Recife publicou, na terça (22), um aviso de licitação que pretende contratar uma empresa para concluir a reforma com ampliação e restauro do cineteatro. O local, administrado pela Prefeitura, foi fechada em dezembro de 2010 para passar por uma requalificação que se arrasta até hoje. O representante do Gabinete de Projetos Especiais da Prefeitura, João Guilherme Ferraz, afirmou que o Teatro deve ser reaberto em julho de 2019.


Na quinta (24) aniversário da casa de espetáculos, ocorreu a audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir a situação. A licitação também coincide com a pressão realizada pela classe artística para a reabertura do local. Desde 2013, atores, diretores, músicos e escritores realizam protestos na frente do local no dia de seu aniversário para chamar a atenção da população e cobrar mais rapidez no funcionamento do espaço.

Literatura, cinema, circo, música, poesia são algumas das manifestações encontradas no evento durante suas doze horas de duração. Sem contar os nomes dos artistas e grupos que abraçaram a causa. Aqui estão alguns dos momentos que marcam a virada nesta luta.

 

 

"Vamos encher a rua do hospício de artistas, produtores e consumidores de cultura, todos juntos reivindicando a reabertura do NOSSO TEATRO DO PARQUE. Porém além disso, Proponho fazer desse encontro o lançamento de uma pedra fundamental da união da classe artística pernambucana. Que dessa união nasça uma bandeira de luta para que daqui pra frente não permitamos mais que crimes contra o meio ambiente cultural da cidade aconteçam corriqueira e impunemente." 

Diógenes Lima, ator

com informações de por aqui, diario de pe e folhape