#3Notícias


>>> Em meio às diversas reformas que estão em debate no Congresso Nacional, uma se destaca por conta do atual momento de crise. É a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Política. A iniciativa pretende alterar as regras do sistema eleitoral brasileiro. Só terão direito ao Fundo Partidário e ao horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão os partidos que alcançarem pelo menos 3% dos votos válidos nas eleições para a Câmara, em pelo menos 14 estados. Para as eleições de 2018, haveria uma transição onde a restrição seria aplicada aos partidos que não obtiverem o mínimo de 2% dos votos. Além disso, as mudanças nas regras eleitorais também atingiriam o financiamento das campanhas e o sistema para a eleição dos candidatos.

>>> O Brasil conseguiu atingir as metas dos Objetivos do Milênio de combate à tuberculose com três anos de antecedência. Em 2015, aderiu ao compromisso global de redução de 95% das mortes e de 90% do risco de desenvolver essa doença, até 2035. Apesar disso, em Pernambuco, a cada 100 mil habitantes, 46 pessoas correm o risco de serem infectadas. Por isso, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, um documento com orientações estratégicas para estados e municípios.

>>> Oficiais de justiça do Poder Judiciário do Pará utilizarão coletes à prova de balas para exercerem suas atividades com segurança. A entrega simbólica foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, durante solenidade no salão nobre do edifício-sede. A solicitação dos novos equipamentos foi feita pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça do Pará, ao verificar a necessidade do uso.

Com informações da Agência do Rádio