#3Noticias



>>> Em 2015, Pernambuco foi o centro do surto de casos de microcefalia provocados pela síndrome congênita do vírus da zika . Quase dois anos depois, os serviços de saúde e assistência social para as vítimas dessa e de outras doenças raras ainda representam um grande desafio para o Estado. As cobranças e propostas de especialistas e associações ligadas ao tema foram apresentadas em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, nesta quarta (24), na Assembleia Legislativa. Temos no Estado um Comitê Gestor para Doenças Raras, com participação das associações da área. Isso ajuda a criar pontes e evitar a judicialização do atendimento, que é pior para todos.

>>> A Assembleia Legislativa aprovou, em Primeira Discussão, proposta que transforma em feriado estadual o dia 6 de março – data em que teve início a Revolução Pernambucana de 1817. O Projeto de Lei apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento e Terezinha Nunes, confere à Data Magna de Pernambuco, instituída em 2007, a condição de feriado civil. A matéria aprovada retoma a proposta original da Lei Estadual que definiu 6 de março como Data Magna e feriado estadual. Houve uma alteração na norma, gerando a Lei, que transferiu a celebração da memória da Revolução de 1817 para o primeiro domingo do mês de março. A retomada do feriado ocorre no ano em que o Estado celebra os 200 anos da revolução.

>>> A assinatura pelo governador Paulo Câmara, de uma Ordem de Serviço para revitalização do Complexo Esportivo Santos Dumont, motivou discursos entre deputados. O líder da Oposição, Sílvio Costa Filho, questionou o anúncio, e também cobrou da Prefeitura do Recife a conclusão das obras do Ginásio Geraldão. A reforma começou em julho de 2013, e o prazo final estava previsto para o ano seguinte. Vinícius Labanca defendeu o investimento. Júlio Cavalcanti pediu mais atenção a equipamentos esportivos que estão abandonados no Interior.

Com informações da Alepe