Cuidado com a sua TV

A chegada dos novos televisores de plasma, LED e LCD trouxe um problema: o descarte de televisores antigos, surgidos no ano de 1923, conhecidos como televisores de tubo.

É ai que também pode ser chamado de cinescópio que ocorre a formação da imagem, através da aplicação de uma força magnética que se forma a partir de uma alta tensão de vários milhares de volts.

As TV's antigas são um problema na hora do descarte, principalmente devido aos materiais que compõem o Tubo de Raios Catódicos, que podem trazer graves danos ao meio ambiente e a saúde humana.

Componentes tóxicos e danos à saúde

Bário - Nos humanos pode causar inflamação severa gastrointestinal, paralisia do músculo respiratório, arritmia cardíaca, parestesias, hipocalemia profunda, entre outras doenças.

Cádmio - Aos seres humanos pode causar câncer de pulmão e de próstata, anemia e osteoporose.

Arsênio - Se vier a contaminar o solo e o lençol freático em altas concentrações pode conduzir a várias doenças através da ingestão de água e alimentos contaminados, causando conjuntivite, hiperqueratose, hiperpigmentação, doenças cardiovasculares, distúrbios no sistema nervoso central e vascular periférico, câncer de pele e gangrena nos membros.

Chumbo - Tóxico para os humanos e os animais, e sem nenhuma função fisiológica conhecida no organismo, pode afetar todos os órgãos.

Descarte

Felizmente é possível reciclar TV de tubo parcialmente, principalmente certos componentes plásticos e peças metálicas. No entanto, o CRT em si necessita de descontaminação minuciosa para poder ser reaproveitado em outros produtos, o que torna o processo caro.

Na reciclagem ideal, partes do gabinete e peças internas são separadas e acondicionadas em recipientes específicos. 

Onde reciclar

Com a entrada em vigor Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fabricantes e revendedores serão obrigados a receberem seus antigos aparelhos de volta. Por enquanto, reciclar TV de tubo ainda não é tarefa tão simples, pois alguns locais que oferecem o serviço não vão até a casa do consumidor buscar o produto e, mesmo que o preço seja pequeno, cobram pelo serviço.


do Ecycle